- JS Advocacia
- Concursos Públicos, Segurança Pública
- fevereiro 2, 2023
Neste guia completo, vamos explicar como funciona a Avaliação Psicológica nos Concursos Públicos.
A Avaliação Psicológica é um verdadeiro tormento na vida de qualquer concurseiro. Muitas vezes, o Exame Psicotécnico é realizado de maneira errada, o que causa muitas eliminações nos Concursos Públicos.
Quer saber como se preparar para Avaliação Psicológica? Então fique atento aos próximos tópicos!
Avaliação Psicológica: o que é e qual o objetivo?
A Avaliação Psicológica é um conjunto de procedimentos técnicos utilizados para analisar o comportamento dos candidatos em situações padronizadas e predefinidas. Ela é utilizada para identificar características e aspectos psicológicos e comportamentais dos candidatos.
Através de testes psicológicos, o exame tem o objetivo a avaliar se o candidato estará apto a desempenhar certas funções do cargo pretendido. Os testes são capazes de identificar certos processos psicológicos, transtornos de personalidade e desvios comportamentais incompatíveis com o desempenho das atividades de uma determinada função.
Como é feita a Avaliação Psicológica?
Conforme dito anteriormente, a Avaliação Psicológica é realizada através de uma entrevista ou testes psicológicos, onde o examinador irá verificar se os candidatos estão preparados para situações que estarão presentes no dia a dia e na rotina do cargo. Os tópicos que costumam ser analisados são:
Características imprescindíveis
Apresentação pessoal, atenção difusa, capacidade de acatar normas e regras, capacidade de adaptação, controle emocional, dedicação, discernimento, bom senso, disciplina, honestidade, imparcialidade, prudência, rapidez de ação, reação e responsabilidade.
Características importantes
Atenção concentrada, capacidade de observação, dinamismo, educação, energia/autoridade, iniciativa, memória fisionômica, memória visual, organização, percepção, resistência à frustração e sociabilidade.
Características necessárias
Fluência oral, inteligência (raciocínio dedutivo/indutivo), persuasão e raciocínio verbal.
Quais condições podem eliminar um candidato?
No geral, existem algumas condições podem eliminar os candidatos na Avaliação Psicológica:
- psicopatologias, vícios (álcool, drogas, jogos, etc.);
- desvios de sexualidade;
- heteroagressividade exacerbada;
- agressividade autodirigida;
- fanatismo religioso;
- fanatismo ideológico;
- emotividade acentuada;
- impulsividade exacerbada;
- estrutura frágil de personalidade/ sensibilidade acentuada.
A Avaliação Psicológica dentro da lei
A Avaliação Psicológica só pode ser exigida se houver lei específica. Esse entendimento já está decidido pelo Supremo Tribunal Federal na Súmula Vinculante nº 44, que diz:
“Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.”
É o caso, por exemplo, do art. 3º, da Lei 9.654/98, que dispõe sobre a avaliação psicológica para o cargo de Policial Rodoviário Federal.
O art. 9º, inciso VII, da Lei 4.878/65 dispõe assim para o cargo de Policial Federal. Assim, o teste psicológico só pode ser realizado como etapa de concurso se houver lei dispondo expressamente sobre essa exigência.
Ou seja, quando o exame não é previsto em lei, não pode ser exigido pela banca examinadora.
Como se preparar para a Avaliação Psicológica?
Diversos candidatos de carreiras policiais e de Segurança Pública são reprovados na Avaliação Psicológica, muitas vezes devido ao nervosismo ou até mesmo pela ansiedade. Para evitar que isso aconteça, siga as 3 dicas abaixo!
1) Esteja preparado para essa fase
O objetivo do Teste Psicológico é avaliar as condições psicológicas do concurseiro. Por isso, é necessário se preparar emocionalmente para realizar uma bateria de exames no dia da prova.
2) Entenda como os testes funcionam
Pesquise, procure descobrir quais testes serão aplicados no seu concurso. Veja foram as avaliações em concursos anteriores e converse com outros candidatos que já foram aprovados.
Saber quais são os testes realizados e entender a dinâmica deles vai te ajudar se sair melhor nas avaliações. Muitos candidatos têm aptidão psicológica para exercer o cargo, mas acaba sendo reprovado porque não se prepara para o teste psicológico.
3) Fique sempre atento às orientações e ao que será avaliado
Veja se é um teste de raciocínio, de lógica, de personalidade. É importante você entender o que está por trás do teste e prestar bastante atenção no psicólogo que está conduzindo essa bateria de exames.
Fui reprovado na Avaliação Psicológica e agora?
Se você foi reprovado na Avaliação Psicológica, o primeiro passo entrar com um Recurso Administrativo. Caso o seu recurso seja indeferido, você deve procurar um Advogado Especializado em Concursos Públicos e entrar na justiça.
A JS Advocacia é muito mais que um escritório de advocacia. Somos uma assessoria jurídica especializada em recursos para Concursos Públicos com atuação em todo o território nacional.
"Gostaria somente de agradecer ao Dr. Janquiel e a sua equipe. Conseguimos o resultado indicado no recurso administrativo. Obrigada!"Ariane - Candidata de Concurso Público