- Vitor
- Concursos Públicos, Segurança Pública
- agosto 31, 2023
Vai prestar um concurso público e consta a etapa de PROVA DE TÍTULOS? Venha ler um pouco mais sobre essa etapa.
Inicialmente, cabe mencionar que a prova de títulos é uma das etapas classificatórias dos concursos públicos, especialmente para cargos de nível superior. Isso significa que você pode ganhar posições caso possua titulações, bem como pode perder posições na classificação caso não possua ou deixe de entregar a documentação.
Ela serve para avaliar a formação acadêmica e a experiência profissional dos candidatos, além das atividades complementares que podem contribuir para a pontuação final.
A prova de títulos não é uma avaliação escrita tradicional, como a prova objetiva ou a prova discursiva. Em vez disso, os candidatos são avaliados com base nos documentos e comprovações apresentados para atestar sua qualificação acadêmica e experiência profissional.
Os títulos são considerados documentos comprobatórios de formação e experiência, e podem variar de acordo com as especificidades de cada concurso, mas geralmente incluem:
Quais títulos são considerados?
Títulos acadêmicos: Diplomas, certificados, pós-graduações (especializações, mestrados, doutorados etc.) são aceitos como títulos acadêmicos.
Experiência profissional (muito comuns para os concursos na área de engenharia): Tempo de serviço ou de experiência profissional relacionada ao cargo em questão. Nesse caso, o candidato precisa apresentar comprovantes, como declarações, carteiras de trabalho ou contratos de prestação de serviços.
Cursos de capacitação e treinamentos: Participação em cursos, congressos, seminários e workshops, que estejam relacionados ao cargo almejado.
Publicações científicas: Para concursos mais específicos, é possível apresentar artigos publicados em revistas científicas.
Atividades acadêmicas: Participação em projetos de pesquisa, atividades de ensino, extensão universitária, monitorias etc.
Quanto valem os títulos?
Cada título tem uma pontuação atribuída, previamente estabelecida no edital do concurso. Para que os documentos sejam considerados, eles precisam ser devidamente comprovados e atender aos critérios estabelecidos.
É importante ler atentamente o edital do concurso para saber quais são os títulos aceitos, a pontuação para cada um deles e quais são os documentos necessários para a comprovação.
A soma dos pontos da prova de títulos é adicionada à nota obtida nas outras etapas do concurso, como provas escritas e práticas, para definir a classificação final dos candidatos e, consequentemente, o resultado do processo seletivo.
Título não validado pela Banca?
Entregou devidamente todos os seus títulos no prazo e a Banca deixou de validar algum, ou fez a soma da pontuação errada? Fica tranquilo que você ainda pode recorrer!
Seja na via administrativa, seja na via judicial, não hesite em nos chamar! Temos um time de especialistas pronto para ajudar e faremos o possível para que você fique ainda mais perto de alcançar o seu objetivo.