- Vitor
- Ações Judiciais, Concursos Públicos
- março 8, 2023
Publicadas as notas da redação do concurso do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), saiba que é possível recorrer administrativamente para aumentar sua nota!
Inicialmente, é preciso entender que o edital deve trazer de maneira expressa quais serão os aspectos avaliados na etapa da redação. Neste caso, a banca Consulplan atribuiu a pontuação da redação do concurso CBMSC 2023 da seguinte forma:
Critérios de correção redação CBMSC
- Argumentação e informatividade dentro do tema proposto – AI (originalidade, suficiência, correção, relevância e propriedade das informações) – 3 pontos;
- Coerência e Coesão – CC (organização adequada de parágrafos, continuidade e progressão de ideias, uso apropriado de articuladores) – 3 pontos;
- Morfossintaxe – M (emprego de pronomes, relação entre as palavras, concordância verbal e nominal, organização e estruturação dos períodos e orações, emprego dos tempos e modos verbais e colocação de pronome) – 3 pontos;
- Pontuação, acentuação e ortografia – PO – 2 pontos.
Todos os atos administrativos deverão ser motivados. Por conta disso, a banca tem a obrigação de corrigir a prova discursiva e as redações de modo detalhado.
Sendo assim, os candidatos devem estar atentos ao espelho de correção para verificar se todos os critérios foram corrigidos da maneira correta. Em havendo flagrante erro na correção, ou caso a correção não tenha sido feita de acordo com edital, abre-se espaço para a interposição de recurso administrativo.
Nota zero redação CBMSC
Além disso, para evitar a atribuição de nota zero à redação, o candidato que realizou o concurso CBMSC 2023 não poderia ter cometido nenhum dos erros abaixo:
- fuga total do tema;
- plágio;
- escrita em versos;
- ilegível;
- identificação do nome, assinatura, apelido do candidato ou qualquer marca distintiva que o identifique, em outro local que não o apropriado;
- não apresentar, no mínimo, 20 linhas escritas;
- fugir às orientações existentes no caderno de prova.
Dessa forma, caso você se sinta prejudicado por ter recebido uma nota inferior que a imaginada, saiba que ainda há tempo de ingressar com o recurso administrativo, até o dia 10 de março de 2023.
Lembrando que o recurso administrativo deve ser o primeiro passo a ser dado. Se você não conseguir aumentar sua nota na redação por meio do recurso administrativo, aí sim poderá tentar por meio do Judiciário. Para tanto, o ideal é contar com a ajuda de um especialista.
Caso você verifique que equívocos na nota atribuída pela banca examinadora e entender que não houve uma correção adequada, justa e correta, pode sim, recorrer ao Judiciário.
Nesse sentido, elaboramos cinco perguntas e respostas para te ajudar a realizar o recurso e aumentar a sua nota!
5 DÚVIDAS SOBRE A REDAÇÃO DO CONCURSO CBMSC
1) A banca não apontou quais foram meus erros. E agora?
Infelizmente, esta prática tem sido bastante recorrente. Algumas instituições sequer entregam o espelho de correção para os candidatos terem condição de recorrer. Além disso, não apontam categoricamente quais foram os erros do candidato. Por conta disso, é possível que o recurso administrativo fique prejudicado, justamente porque o candidato não tem acesso aos erros cometidos e descontos realizados. Entretanto, ainda cabe ação judicial. O ideal aqui é buscar que a banca apresente todos os documentos correlatos à correção.
2) É possível aumentar a nota da redação do concurso CBMSC por meio de recurso administrativo?
Com certeza! Infelizmente, a correção de redações em concurso é uma etapa muito subjetiva. A depender do examinador, você pode tirar uma nota muito boa ou uma muito ruim. Por isso, muitas vezes, há boas margens para recurso e questionamentos na via judicial.
3) A banca pode diminuir minha nota?
Para evitar maiores transtornos, alguns editais já vedam a diminuição. Entretanto, outros permitem a possibilidade. Mas a verdade é que, em anos recorrendo, as bancas não diminuem. Se for o caso, apenas indeferem. Certamente, uma diminuição em fase recursal abriria novos debates, o que as bancas não querem.
4) O recurso é padrão para todos os candidatos?
Apesar de muitos candidatos não darem muito valor ao recurso administrativo, é preciso entender que não deve ser replicado um padrão específico ou feito com desleixo. Dessa forma, o recurso deve ser feito com base no espelho de correção da redação do candidato, inclusive com citação específica de linhas. Sendo assim, o intuito é demonstrar ao examinador os pontos positivos escritos, dentro dos critérios utilizados pela banca.
5) Vale a pena entrar com recurso administrativo?
Atualmente, o recurso administrativo e a ação judicial se tornaram mais uma etapa do concurso. Mesmo que você já tenha atingido uma nota que considere boa, com o recurso, você cria uma nova chance de aumentá-la. E não tem nada a perder! Lembre-se da subjetividade existente na correção. Pode, com o recurso, achar um examinador que majore sua nota.
Clique aqui para obter mais informações sobre a prova escrita