- JS Advocacia
- Concursos Públicos, Segurança Pública
- janeiro 20, 2023
O que fazer quando você se dedica durante meses, muda completamente seu estilo de vida, deixa de comer as coisas que gosta, faz exercícios todos os dias e mesmo assim é reprovado no TAF?
Ainda que isso seja bastante desanimador, é possível recorrer e até mesmo retornar ao processo seletivo. Quer saber como? Fique de olho nas próximas linhas.
TAF: o que é e como funciona?
O Teste de Aptidão Física (TAF) é uma das etapas que estão presentes em alguns concursos públicos, principalmente para cargos de Segurança Pública e do Corpo de Bombeiros.
Ele é determinado pela legislação de cada cargo e visa garantir que todos os candidatos aprovados possuam as características e condições físicas necessárias para executar as futuras atividades da sua função. Ou seja, o principal objetivo desse teste é assegurar a eficiência dos serviços públicos.
Para determinar quais os candidatos que estão realmente aptos ao cargo, o TAF é composto por uma série de exercícios físicos, que devem ser realizados nas condições e no tempo pré-determinado da prova.
Se você foi reprovado no TAF, sabe que um dos exercícios mais comuns é a corrida de resistência, onde os candidatos devem percorrer um determinado percurso em um período cronometrado para serem aprovados.
Principais motivos que fazem você ser reprovado no TAF
As principais causas que fazem alguém ser reprovado no TAF, são:
- Falta de preparação, principalmente entre candidatos com bom condicionamento físico;
- Erros durante a execução dos exercícios, como encostar o queixo na barra fixa, por exemplo;
- Falta de preparo psicológico;
- Existência de ilegalidades durante o exame.
Quais as principais atividades de um profissional de Segurança Pública?
- Manutenção da segurança e ordem públicas
- Combate à violência e à criminalidade
- Gestão de instituições de Segurança Pública
- Segurança comunitária
- Elaboração e execução de políticas preventivas
- Captação de recursos para programas de Segurança Pública
Se depois de ler todo o artigo você ainda ficou com dúvidas se vale a pena seguir carreira na Segurança Pública, a JS garante que sim, vale muito a pena! Afinal, as principais vantagens em ser aprovado num Concurso de Segurança Pública está a estabilidade e os salários muito mais atrativos se comparados ao setor privado, por exemplo.
Conforme dito anteriormente, com a carreira na Segurança Pública, você terá maior facilidade para tirar licença e férias. Fora os diversos benefícios com relação à aposentadoria. Outra grande vantagem é quanto ao ritmo de trabalho, que costuma ser bem menor do que em empresas privadas, sendo muito precisar fazer horas extras.
A união de todas essas coisas te dará muito mais qualidade de vida e mais tempo livre para passear com a família, descansar e aprimorar seus conhecimentos em sua área de atuação.
Reprovado no TAF: como recorrer
Quando um candidato é reprovado no TAF, ele é eliminado imediatamente, perdendo a chance de conquistar a tão sonhada aprovação.
Essa eliminação independe dos resultados obtidos durante as demais etapas, como a prova teórica ou avaliação psicológica, pois o TAF garante da eficiência do serviço público prestado.
Ainda que o objetivo do TAF seja garantir a eficiência dos serviços prestados pelos funcionários públicos, nem sempre esse exame é realizado corretamente ou de forma 100% legal. Afinal, alguns examinadores podem cometer erros durante as avaliações ou até mesmo violar direitos dos candidatos, que acaba sendo reprovado no TAF injustamente.
Recurso administrativo para casos de reprovação no TAF
O Recurso Administrativo está disponível para todos que desejam recorrer a ações cometidas durante o concurso público, inclusive, se for reprovado no TAF.
No entanto, como o recurso é analisado pelo mesmo órgão que definiu o resultado inicial do TAF, dificilmente os candidatos que utilizam esse meio conseguem retornar ao concurso. Teve o seu recurso indeferido, clique e saiba o que fazer!
Sendo assim, é preciso entrar com uma Ação Judicial!
Ação Judicial se você foi reprovado no TAF
Como a Ação Judicial é julgada por uma figura imparcial ao processo, o juiz, o candidato reprovado no TAF possui maiores chances de retornar ao concurso público.
Por isso, é importante que você identifique quais direitos foram violados, solicite a gravação do TAF, utilize o princípio da razoabilidade e proporcionalidade ao seu favor e busque um advogado especialista em Concursos Públicos.
Por que contratar a JS Advocacia?
A JS Advocacia é muito mais que um escritório de advocacia. Somos uma assessoria jurídica especializada em recursos para Concursos Públicos com atuação em todo o território nacional.
Prestou um concurso público e foi prejudicado diante de exigências, omissões nos editais, erros nas questões da prova ou problemas na nomeação?
Você não está sozinho!
"Gostaria somente de agradecer ao Dr. Janquiel e a sua equipe. Conseguimos o resultado indicado no recurso administrativo. Obrigada!"Ariane - Candidata de Concurso Público